Mas afinal, o que é uma harmonização facial?

A Harmonização Facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos para criar uma melhor harmonia entre os seus dentes, a boca e o rosto de uma forma geral. Ela também pode ser chamada de Harmonização Orofacial.

Isso significa que às vezes, após um tratamento odontológico, mesmo com os dentes perfeitos, parece que algo ainda não está perfeito. É nesse momento que a hamornização facial entra em ação, pois podem ser outros detalhes na boca ou no rosto que precisam ser complementados para que o seu sorriso fique simplesmente perfeito e você ainda mais linda.

Para você entender melhor, a harmonização facial pode englobar diferentes procedimentos estéticos referentes aos dentes, lábios, gengiva, pode estar relacionado às funções de músculos faciais, assim como às expressões faciais e possíveis marcas de expressão.

Ou seja, a harmonização facial vai analisar o seu rosto como um todo para melhorar o seu sorriso de uma forma geral, criando uma melhor harmonia em todo o seu rosto, garantindo não só um sorriso perfeito, mas muito mais do que isso com um resultado muito mais amplo.

Com a evolução da estética e da odontologia, a harmonização facial tem sido cada vez mais procurada devido aos excelentes e surpreendentes resultados que traz em um rosto e sorriso.

Quais são os passos e procedimentos que fazem parte da harmonização facial?

Como quase tudo na estética e beleza, a harmonização facial vai variar de acordo com o sorriso e fisionomia de cada pessoa, afinal, cada um tem um tipo de rosto e características diferentes.

Por isso, tudo vai começar com uma análise geral do seu rosto e sorriso, para conferir cada detalhe que pode ser melhorado.

Em geral, o primeiro passo a ser realizado após a análise, é começar pelo próprio sorriso,que vai ser a base e estrutura de início da harmonização facial. A ortodontia vai buscar alinhar os seus dentes para que eles sejam funcionais e estéticamente bonitos.

A partir dessa base, de acordo com a recomendação para cada paciente, se segue para variadas outras possibilidades de procedimentos estéticos:

 

Bichectomia:

Um desses procedimentos pode ser a Bichectomia, um procedimento muito falado e que tem como função remover uma pequena parte do acúmulo de gordura na região das bochechas. Esse procedimento não é indicado apenas como uma função estética, mas também para quem tem problemas em morder as bochechas com frequência ao mastigar alimentos.

Ela é um procedimento cirúrgico, mas de pequeno porte que é realizado em consultório com anestesia local.

Botox:

Sim, a aplicação de botox (toxina botulínica) também pode ser usada como procedimento na harmonização orofacial. O botox não tem apenas função de dar aquela esticada na pele, mas ele pode ser usado como procedimento da harmonização na estética do sorriso, mas também parar diminuir a contração de alguns músculos que podem estar interferindo na sua mastigação adequada ou mesmo em funções da fala.

 

Ácido hialurônico:

Outro ácido muito usado na dermatologia, o ácido hialurônico atua com função de preenchimento. Na harmonização facial ele vem usado como preenchimento labial, mas também pode ser usado em outros pontos do rosto como para corrigir o famoso e detestado “bigode chinês”, assim como em possíveis irregularidades faciais.

Ou seja, os procedimentos podem ser variados de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para saber certinho quais são os melhores tratamentos para você, o ideal é fazer uma avaliação com um profissional experiente na área que vai indicar o melhor caminho de tratamento para você.